Caixa de Pássaros - Josh Malerman

segunda-feira, novembro 30, 2015


Editora: Intrínseca     Páginas: 268

Se você gosta do gênero suspense, tenho certeza de que você vai adorar esse livro. E ainda vai pedir por mais.

Logo de início, somos apresentados à Malorie, personagem principal do livro. Mal, como é chamada pela irmã Shannon, descobre que está grávida. Mas além da notícia de sua gravidez, uma outra notícia é dada ao mundo. Surgiu um caso na Rússia, em que um cara matou um motorista de caminhão em que estava pegando carona e depois desse surto, se matou. No começo tudo parecia apenas mais um caso de louco. Mas tudo mudou quando esses mesmos atos estavam partindo da Rússia até a cidade em que elas moram nos Estados Unidos.

A única coisa que desconfiavam, era que quem cometia tais atos quando via algo, então as pessoas passaram a cobrir janelas e até mesmo a andar e dirigir com os olhos fechados. Depois de acontecimentos esperados, tudo parece algo pós apocalíptico, onde precisam ter cuidado ao sair de casa e comida e água estão bem escassos. Malorie vai para uma casa onde haviam alguns "sobreviventes" e lá conhecemos aquele típico grupo. Tem o egoísta, o brincalhão, o líder, o que quer sempre ajudar, o que precisa de ajuda etc. Cada capítulo fica alternando entre o passado e o presente.

E no passado, vemos o que eles sofreram para ter chegado até essa casa de abrigo e o que eles planejam para conseguir mais água, comida e proteção. Já no presente, vemos Maloria abandonando esse abrigo depois de quatro anos, com duas crianças.

O que eu mais gostei de todo o livro, foi que quando tem cenas fora da casa, quando eles precisam estar vendados, tudo é descrito com outros sentidos, a audição, o olfato e o tato. E isso deixa o leitor (pelo menos me deixou) bem agoniado, pois o que quer que exista lá fora dão medo aos personagens, e de certa forma, por nos deixar totalmente submersos na leitura, ficamos com o mesmo sentimentos. 

Eu me senti cego lendo o livro, um sentimento que não sei explicar, porque ao mesmo tempo em que eles pensam nas possibilidades do que pode ser: uma doença, um monstro, um demônio, não sabemos o que esperar e ficamos na dúvida assim como eles. Não sabemos se fora do abrigo a grama é verde, o céu é azul. Qualquer coisa com forma e cor é difícil de ser traduzida já que estão vendados.

O livro causa um sentimento diferente no leitor, deixando ele um tanto alerta para o que está em sua volta, um sentimento bem estranho que só quem leu/ler vai entender,

Outra coisa que achei bem curioso, foi que Malorie criou as duas crianças de uma maneira bem estranha, ela acordava as crianças, e se elas abrissem os olhos, ela dava um tapa nelas. Tudo para acordarem já de olhos fechados. Malorie teve que aprender a criar essas crianças em um novo mundo, onde ela tinha que treiná-las para o que vier pela frente.

A diagramação está linda, principalmente com esses galhos no começo de cada capítulo. Esse é o primeiro livro do autor, e ele bombou com sua estréia, pois é um livro que te engole mesmo sem você querer. A leitura é muito rápida, e você nem vê as páginas passando. Não vou pensar duas vezes antes de recomendar esse livro. Assim que tiver uma oportunidade leia.

Espero que tenham gostado da resenha e até mais ;)

Leia também

6 Comentários

  1. Apesar de não curtir muito suspense, fiquei super ansiosa pra ler esse livro. Estou numa ressaca literária tãaaao chata.
    Vou ver se encontro pro Kobo!
    beijos ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele tem pro kobo sim. Acho que tu vai gostar dele <3

      Excluir
  2. Oi, sinto que sou a única pessoa que ainda não leu esse livro, a premissa me interessa, gosto muito do gênero.
    Abraços
    http://litaralmentelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todos que eu conheço e que leram o livro gostaram bastante, espero que você goste também :D
      Até mais!

      Excluir
  3. Oi Afrânio. Gosto muito de ler livros desse gênero e sua resenha me deixou super curiosa sobre ele.
    All My Life in Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você gosta desse gênero, tenho certeza de que vai adorar ao livro <3

      Excluir