Amanhã, Quando a Guerra Começou - John Marsden

quinta-feira, junho 25, 2015


Editora: Fundamento    Páginas: 253

Mais um livro ótimo que foi exatamente como eu esperava.
Confesso que no começo do livro as coisas iam andando devagar para mim. Mas logo no capítulo 12, as coisas começaram a melhorar. Faz muito tempo que quero ler esse livro e consegui comprar ele na bienal de 2014, e finalmente pude ler <3
O livro, como o próprio título já diz, vai falar sobre guerra. Mas não só sobre a guerra, e sim sobre o que aconteceria com quem não estivesse por dentro da guerra... Vou tentar explicar melhor.

Ellie, personagem principal, decide acampar com sua melhor amiga Corrie e acaba chamando mais alguns amigos. O lugar escolhido para acampar foi no Inferno, é como se fosse um "buraco" no meio de grandes montes. Eles passam apenas cinco dias acampando. Em um desses dias, Ellie acorda durante a madrugada e acaba ouvindo um barulho estranho e cada vez mais aumentando, quando ela olha para cima, vê seis grupos de aviões em "V" voando em direção a cidade. Ellie não estranha muito, pois nesse mesmo dia iria ter uma comemoração que reúne todos da cidade, só ficou confusa pelo fato de eles estarem todos com as luzes apagadas. Depois Lee, amigo do grupo, diz que também viu eles passando e que não foram apenas seis grupos, e sim mais, e afirma que esses aviões não eram aviões do país.

Na volta para Wirrawee, cidade pequena e rural onde moram, o grupo de amigos se deparam com o vazio. Casas abandonadas sem nem sinal de luta, animais mortos e um completo silêncio. Logo descobrem que estavam em guerra, não entendiam muito bem o motivo, mas sabia que havia um exército de outra nação fazendo eles de refém.

Todos acabam voltando para o Inferno e passam a decidir o que fazer. E a principal preocupação deles é saber não só o motivo de tudo isso ter acontecido, mas o que aconteceu com suas famílias.

Nesse livro vemos o que se passa na cabeça de adolescentes durante uma situação como essa e situações extremas em alguns casos. Eles pensam de maneiras diferentes dos adultos e mesmo com tudo isso, não deixam o romance de lado. Claro que o livro todo não fala só de guerra e destruição nem de romance água com açúcar. Tudo tem sua medida certa, e mesmo na medida certa, é super gostoso ler sobre ação e aventura à mais.

Como o livro é um "diário", vemos tudo no ponto de vista da Ellie, então ela acaba sendo a personagem principal. Achei ela bem teimosa e indecisa em certas coisas, em alguns momentos da leitura ficava virando os olhos pra ela quando ficava de mimimi. Mesmo Ellie sendo a personagem principal, seus amigos não perdem o foco, acompanhamos também, Fiona, Robyn, Kevin e Homer, pessoas completamente diferentes e como cada um amadureceu durante esses dias.

Adorei a diagramação do livro, muito bonita com marcas de balas e aviões na entrada do capítulo. Esse é o primeiro livro de uma série com sete. Super recomendo esse livro para todos e principalmente para quem está entrando no mundo da leitura agora. O final terminou de uma maneira que faz com que você vá correndo ler o segundo, infelizmente ainda não tenho, mas quero muito saber o que aconteceu com eles.

Sobre o filme:
Mais um filme que assisto que foi adaptado de livro para as telas *-*
O filme, lançado em 2010, foi exatamente como o livro. Todo o cenário, os personagens foram exatamente como imaginava. Claro que teve algumas cenas que nunca existiu no livro. Gostei bastante do filme e até minha tia que assistiu comigo gostou também.

Diferente do livro, no filme o diário é contado por vídeos. Com Ellie sendo a personagem principal, pensei que no filme não iria aparecer aqueles "comentários" que o personagem solta durante a narrativa, mas teve e isso reforçou bem a história.

Infelizmente o segundo filme foi cancelado, fiquei bem triste. Se você não se atrapalha quando assiste um filme antes de ler o livro que deu a origem (diferente de mim) super recomendo você assistir ao filme para saber o que esperar do livro e das continuações. Para assistir ao trailer, é só clicar nesse link aqui.

Espero que vocês tenham gostado da resenha e que tenham se interessado ou pelo livro, ou pelo filme ou os dois.
Até mais ;)

Leia também

0 Comentários