O Estranho Mundo de Zofia e Outras Histórias - Kelly Link

domingo, fevereiro 22, 2015


Editora: Leya   Páginas: 252

Esse foi o primeiro livro que eu li que está na minha meta de leituras para 2015. Como eu tinha saído de uma leitura bem pesada, achei que ir para esse livro poderia me ajudar na recuperação, não foi como eu estava esperando, mas até que foi uma leitura boa pra sair da ressaca.

O livro, como o próprio título já diz, vai falar de algumas histórias estranhas. Julgando o livro pela capa você jura que é um livro infantil, e ainda tem essa frase na parte de trás do livro que desperta o interesse: " Na tradição de Alice no País das Maravilhas, Sandman e Noiva-Cadáver, um livro maravilhoso, que ultrapassa os limites da imaginação! ". Mas não é, o livro é bem adulto por ter palavras obscenas entre outros assusntos não infantis. Confesso que a capa e essa frase me fez esperar muita coisa.

O livro é dividido em nove contos, cada um tratando de temas diferentes e não havendo nenhuma conexão entre eles. Foi estranho entrar em uma leitura onde os zumbis vivem com os humanos normalmente ou uma casa ser empestada de coelhos, depois de ler um livro com um universo mais "real". Mas tirando essa minha adaptação, gostei bastante do livro. A escrita da autora é muito gostosa, não consegui me apegar aos personagens porque as historias eram curtas e porque os personagens não foram bem aprofundados.

Não pense em encontrar a Alice, ou o Chapeleiro Maluco no livro, pois eles não estarão. A frase que citei lá em cima, que está na parte de trás do livro, quer dizer que compara o universo da fantasia. Minhas histórias preferidas foram: A Bolsa Mágica (que lembra As Crônicas de Nárnia), O Hortlak (que fala sobre Zumbis), Pele de Gato (fala sobre Bruxas), Plano de Contingência Contra Zumbis (achei esse bem tenso, mas gostei) e Magia para Iniciantes (que, em inglês, é o título original do livro). Os outros ou foram bem nada a ver ou foram sem graça.

Como é ilustrado na capa, que acho linda e maravilhosa por sinal, esses galhos negros e traços que me lembra as coisas medonhas do Tim Burton. Você entra, literalmente, em um entranho mundo. Recomendo essa leitura como um passa tempo, super gostosa e bem rápida de ler, recomendo também ir com a cabeça leve para aceitar as coisas estranhas e bizarras.

Teve histórias que me fiz rir, teve histórias que me fez refletir e até histórias que me fizeram ter um pouco de medo hehe. O conto Pele de Gato, por exemplo, me deixou com muita pena do personagem. A diagramaçã está bem simples, com uma fonte ótima e um espaçamento ideal.

Não sei como resenhar um livro de contos, mas acho que me sai bem. Aguardarei os comentários de vocês *-*
Até mais ;)

Leia também

4 Comentários

  1. Oi Afrânio, tudo bem?
    Achei a capa desse livro muito bonita e não pensaria duas vezes em dar uma chance a esse livro, adoro contos e essa parece ser uma leitura ideal. Acho que a variabilidade dos contos deve deixar o livro melhor ainda.
    Abraços
    http://www.ler-e-ser-feliz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por ser contos, fica bem difício de a gente ficar enjoado quando uma história não vai bem, não é?
      Pode sim dar um chance para ele ;)

      Excluir
  2. Nossa, bateu uma senhora curiosidade agora para conhecer esse livro. Já entrou na lista dos livros para ser lido com caráter de urgência hahaha :D



    www.bookecoffee.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha
      Assim que você ler, quero saber qual foi a sua opinião ;)
      Até mais!

      Excluir