RESENHA: Um Dia - David Nicholls

segunda-feira, setembro 23, 2013


Autor: David Nicholls  Editora: Intrínseca  Páginas:320  I.N.S.B.: 978-85-8057-159-2

Ai Ai, finalmente terminei o livro e nem sei o que dizer!
 Primeiro vou explicar o porque de eu ter demorado tanto com ele. Eu estava estudando quando comecei a ler, então eu lia quando possível, a leitura estava tão arrastada que nas férias decidi parar de ler ele e li Doce Vampiro (resenha aqui). Quando voltei com a leitura, continuou aquele negócio arrastado. Outro motivo, é que eu comprei o livro mas não estava com muita vontade de ler ele, e acabei selecionando ele como a próxima leitura aleatoriamente e o último motive que considero o pior de todos, é que eu assisti ao filme antes de ler o livro. Por esse motivo quis ficar com as cenas do filme na cabeça e quando lia algo, me confundia geral. Acho que isso acabou atrapalhando :s
 Agora sem mais desculpas, vamos ao que achei do livro.

  No dia 15 de Julho de 1988, em uma cidade chamada Edimburgo, que se localiza no Reino Unido, dois amigos passam a se conhecer melhor. Emma Morley e Dexter Mayhew. Dois estudantes que resolvem "se conhecer melhor" depois da formatura do colegial.
 Emma é aquela garota bem nerd, metida a inteligente mas também bem tímida. Gosta de planejar bastante sobre o futuro. E para o bem de todos, ama a literatura <3
Dexter é totalmente diferente dela. Um rapaz bem solto, preocupado em imagem, com bebidas e com mulheres. Vindo de uma família clássica.
 Depois de uma noite, eles começam a se entender como amigos. Cada capítulo se passa no mesmo dia e no mesmo mês, porém em anos diferentes. E foi dessas saídas que nasceu um grande amizade, Dex e Em, Em e Dex

 A história mostra o quão burro o homem pode ser, e quando digo homem não me refiro ao sexo. Ao passar do capítulo você vai acompanhando o amadurecimento dos personagens, você vê o quanto eles mudam mas não mudam o que sentem um pelo outro. Cada um vivendo como dá. Emma trabalha em um restaurante mexicano, enquanto Dexter trabalha como apresentador de TV.
 E é exatamente esse trabalho que acaba "estragando" tudo. Dexter se vê cego pela ostentação, deixando de lado os amigos e a família. Sente-se o tal por estar rodeado de famosos e mulheres o desejando. Foi então que apareceu Ian Whitehead que acabou encantado por Emma e começaram a sair e com um tempo morar juntos. Muita coisa acontecendo acabou distanciando um pouco os dois, Emma conversava com Dexter, somente pelo telefone e mal se encontravam.

-Acho que isso é uma coisa que a gente supera com o tempo. Como um herpes.
-Não, de verdade, o que aconteceu?
-Acabamos nos conhecendo. Você me curou de você mesmo.

Pag. 77
 Uma discussão acaba afastando Emma e Dexter por um tempo, e nesse meio tempo muita coisa acontece.

 O que move a história é que mesmo eles sabendo que algo pode acontecer entre eles, eles não fazem nada para que dê certo. Dexter sempre querendo curtir acaba pegando uma mulher diferente a cada semana, e isso chateia muito Emma. Emma não consegue esconder de Ian o que sente por Dexter, e o mesmo não precisa das palavras dela para acreditar nisso. Então Emma deixa Ian, mas infelizmente, não é a vez dela de ficar com Dexter. Emma sonha em ser escritora, e poder ter filhos e viajar a Paris. Mas quando aparece uma oportunidade de emprego que não passou de um mal entendido, Emma se vê em um buraco.

 Como o tempo passa e cada um envelhece, Dexter acaba tendo dificuldades em ter audiência. Ninguém queria um "velho" apresentando o programa, se um programa tem como alvo o público jovem, que coloquem jovens como apresentadores. Mesmos seu interesse por fotografia e antropologia, decidiu ficar famoso e garanhão sendo apresentador de TV. Seus pais não aceitava isso como um futuro para o filho, mas ele nem ligava.
Atualmente as noites e as manhãs têm uma tendência a se confundirem, umas com as outras. As antiquadas noções de manhã e tarde tornaram-se obsoletas, e Dexter tem visto mais amanheceres do que costumava.

Pag. 84
 No decorrer, Dexter está para se casar e claro que Emma apoia ele, mesmo com aquele sentimento de "minha vida amorosa acabou".


 Um livro que faz você pegar o marcador, colocar na página, fechar o livro e pensar um pouco sobre você, seu futuro, sua família, e claro, seu amor!

 Não quero esticar muito para não acabar soltando spoiler. Nos últimos capítulos tudo passa bem rápido, com alguns flashbacks e vou admitir que senti vontade de chorar (rsrs).

 A diagramação é bem simples, isso porque meu livro é em edição econômica não sei como é o original.


 Assisti o filme novamente e ele pareceu mais que perfeito, isso porque eu li o livro e como sempre os livro dá de 10 a 0. Quem assistiu só ao filme pode achar tudo um pouco confuso, mas se você consegue separar bem as coisas, recomendo que leia o livro depois :D

 Sinto muito pela resenha não ter saído como eu queria, mas como disso foi um livro bastante confuso para mim. :\
 Mesmo assim, não esqueçam de comentar falando o que você achou da resenha :D
 Um grande abraço e até mais :*

Leia também

14 Comentários

  1. Oi Afrânio.
    Fico feliz que finalmente tenha lido este livro. Também publiquei uma resenha sobre ele há pouco tempo e na verdade fiz uma releitura justamente para isso. Esse é um dos meus livros favoritos e 5 estrelas que não me cansou nem um pouco. Assim como você assisti ao filme primeiro, mas não achei que isso tenha atrapalhado; após um ano sem ler senti que as características dos personagens perderam as que eu lembrava do filme, mas fora isso ainda considero os atores geniais para os papéis. Não sabia que tinha edição econômica para esse livro 'o' a minha é a original e até isso me agradou. hehe. É muito bom dar um tempo para a história e ela nos surpreender!
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :D
      Pretendo dar uma nova chance a ele mais a frente. Peguei ele em uma época ruim e isso acabou com tudo também :\
      Mas espero que na minha releitura seja melhor também!
      Obrigado pela visita e até mais :D

      Excluir
  2. Olá Afrânio!
    Ler o livro primeiro é muito melhor, já aconteceu de eu ver o filme o primeiro, mas foi em A Garota da Capa Vermelha, e demorei para ler o livro pois estava de férias e o tempo que imaginei para lê-lo foi menor. Voltando ao Um Dia... Rsrs Ele é um dos meus livros favoritos! <3 É simplesmente incrível porque é um livro real, com uma história que pode acontecer com você, e é por isso que é tão belo apesar de doloroso. Eu escrevi uma resenha sobre ele também, se quiser ler é só pesquisar no blog, desculpe-me não colocar o link da resenha. Você escreveu que não queria dar spoiler, mas você colocou muitos! Rs O Ian era surpresa para o leitor... :/ Por ter lido primeiro, eu gostei muito do Ian e esperava que ele ficasse com Emma, porém Dexter possui o coração de Emma e por mais que o Ian seja melhor que ele em alguns aspectos, a Emma não o ama, e sem amor não há como fluir um bom relacionamento.
    Beijos, Bianca.
    http://enlear.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!!
      É muito chato mesmo quando você se atrapalha :\
      RSRSRS poxa, nem tinha me tocado nisso, tava achando a resenha tão simples que eu precisei colocar algo assim pra deixar ela mais complexa.
      Até mais :**

      Excluir
  3. Realmente é complicado ler o livro depois de ter visto o filme, porque a gente já tem os personagens na cabeça, o enredo já está montado pra gente. Eu ainda não li Um dia mas assim como a sua, sempre leio coisas positivas a respeito e concordo com você que às vezes é preciso estar "no clima" para ler determinado livro porque daí o aproveitamento é melhor. Mas sua resenha ficou bem fundamentada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em saber que não sou o único que pensa assim rsrs.
      Obrigado!!!
      Até mais :*

      Excluir
  4. A resenha ficou muito boa! Minha irmã tem esse livro, depois vou pedir emprestado a ela :)
    Seguindo aqui, adorei seu blog! ><


    Abraços!
    Blog ~~> kissofgloss.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode pedir que super recomendo!
      Obrigado pela visita :**
      Abraços!!

      Excluir
  5. Fiquei babando com as câmeras no fundo *-*
    Eu adoro esse livro, apesar de ter ficado chocada com devidos acontecimentos, o autor soube direcionar a história *-* As fotos ficaram ótimas ;)

    Beijos,
    paixaoliteraria.com

    ResponderExcluir
  6. Olá Afrânio!Olha eu tenho este livro aqui só esperando para ser lido.E digo que estou muito ansiosa para ler ele,mas acho,assim como você mencionou,ele pode um pouco confuso,e por isso ler por etapas.
    E eu como não sou de ler por etapas,acho que irei ficar muito afobada para saber mais,então vou deixar ele ali no cantinho,quando eu me sentir preparada para ler ele,ai sim...
    Adorei sua sua resenha.Ela é bem ilustrativa,acho isso muito bonito.

    Beijokas Ana Zuky

    Blog Sangue com Amor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça isso mesmo, porque se não você pode odiar ele com todas as suas forças.
      Muito obrigado :D
      Até mais :*

      Excluir
  7. Eu assisti ao filme sem ao menos saber que existia um livro. Mas, depois que eu descobri não fiquei com vontade de ler o livro, talvez por saber a história. É claro que assistir a um filme adaptado de um livro, não faz com que eu não fique com vontade de ler o livro. Simplesmente não tive vontade de ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que foi por esse motivo que tbm não fiquei tão afim de ler :\
      obrigado pela visita!!!
      Até mais :*

      Excluir